quinta-feira, 6 de novembro de 2008

QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE DEVEMOS INGERIR POR DIA?





BEBER MUITO LÍQUIDO É BOM PARA A SAÚDE?

Tornou-se consenso a idéia de que todos devem ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia para manter o organismo em equilíbrio. Contudo, poucos se questionam sobre os benefícios deste hábito. Aliás, é realmente saudável beber tanta água assim?

De acordo com o clínico geral Paulo Olzon, a quantidade adequada para cada um é variável. Além disso, o médico afirma ser infundada a preocupação de tomar uma quantia mínina, porque o próprio corpo desempenha este controle. "Devemos beber água sempre que sentirmos sede. Não acontece de ingerirmos menos líquido de que precisamos, exceto em casos especiais, como febre muito alta ou coma", afirma o médico. 

O especialista ainda ressalta alguns inconvenientes da mania de beber água sem parar. "A pessoa pode até acordar no meio da noite para ir ao banheiro e acabar gerando uma insônia por conta disso", diz Olzon.

A nutricionista Fabiana Schimdt também põe abaixo a obrigatoriedade de ingerir ao menos dois litros diários. "Existe este padrão, mas nem sempre é verdadeiro", afirma. "As necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, assim como a quantidade de ingestão de água. O tipo de atividade física realizada também altera este percentual", acredita. 

É quase impossível crer que beber muita água possa trazer conseqüências desagradáveis ao organismo. Porém, o excesso nunca é saudável. "A ingestão excessiva dilata o estômago e faz com que a pessoa coma mais. Outro problema é a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão", explica Fabiana.

Nesta questão, o que vale mesmo é usar o bom senso e respeitar os sinais do corpo. Mas, o urologista Pedro Assaf acredita ser difícil consumir água demais no Brasil, já que por ser um País quente as pessoas bebem água conforme sentem a necessidade de se hidratar e acabar com a sede. "O importante é não se esquecer de tomar água para manter os rins e a pele saudáveis", finaliza.


BEBER LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES DÁ BARRIGA?

Preocupada em manter a boa forma e as curvas, você deixou de beber sucos, refrigerantes e água enquanto come. Afinal, nada pior para aumentar a barriga. Mas será que ingerir líquido durante as refeições pode mesmo aumentar a medida de sua cintura? 

"A barriga é uma conseqüência das calorias ingeridas", conta a nutricionista do Promove São Camilo, Débora Rocha. Ela explica que o líquido consumido durante a refeição pode causar uma dilatação momentânea no estômago, daí a idéia de que o líquido pode aumentar a barriga. "É uma dilatação pela quantidade de alimentos que se está ingerindo."  A nutricionista Mariana Vela Reis comenta ainda que beber qualquer tipo de líquido durante uma refeição pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e a absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. "Com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos. Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de 'barriga'."  Segundo Mariana, uma idéia é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. "Além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a de fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões", explica.  E são as compulsões alimentares, acompanhadas das calorias ingeridas em excesso, que podem se transformar nos grandes vilões da barriga. "A região abdominal, normalmente, é a que tem a maior facilidade em depositar as gorduras, decorrentes de calorias ingeridas em excesso", comenta Débora.  De acordo com a nutricionista, o ideal seria que não se bebesse líquidos durante a ingestão de alimentos. "Além de aumentar a dilatação do estômago, beber água dificulta a digestão", explica. Mas se é difícil se deliciar com aquele saboroso prato sem um copo ao lado, vai a dica: "prefira, então, um suco de fruta cítrica, porque a vitamina C auxilia a absorção do ferro, provenientes das leguminosas e verduras". 




Nenhum comentário: